quinta-feira, 24 de abril de 2008

Piloto da semana: James Hunt

Fontes:
GP Total
Blog Para Todos
Wikipedia: James Hunt
4mula1
The Official Formula 1 Website

O piloto inglês James Hunt não ficou conhecido no mundo da Fórmula 1 somente pelo seu estilo de pilotagem, mas também pelo comportamento fora das pistas, devido ao excessivo bebidas, drogas e diversas mulheres. Alguns o consideravam polêmico, outros irreverente. Hunt chegou a categoria em 1973, pela equipe March. Em 1974, junto com o milionário britânico Alexander Hesketh e o ex-engenheiro Harwey Poselwaithe criaram a equipe Hesketh, onde Hunt conquistou a primeira vitória e permaneceu até o final de 1975. Com a transferência de Emerson Fittipaldi para a equipe Copersucar, James Hunt substituiu o piloto brasileiro na McLaren, comandada na época pelo neozelandês Teddy Mayer.

Foi na equipe inglesa que Hunt conseguiu seus melhores resultados. Em 1976, sagrou-se campeão, quando recuperou-se de forma espetacular, e, contando com o acidente quase fatal de Niki Lauda, que quase tirou a vida do piloto austríaco, conquistou o campeonato na última etapa, disputada sob forte chuva em Fuji, no Japão.

Em 1977, Hunt não consegiu repetir a campanha do ano anterior, terminando a temporada na 5ª colocação, com 40 pontos e vencendo 3 corridas. O fato mais curioso para Hunt na temporada foi o incidente com seu companheiro de equipe Jochen Mass, no GP do Canadá, o britânico disputava a liderança da corrida com o norte-americano Mario Andretti e ia colocar uma volta em seu parceiro, que estava em 3º, mas ambos se tocaram e Hunt bateu. Além acenar para Jochen Mass durante algumas voltas, agrediu um fiscal de pista.

Em 1978, James Hunt passou a correr ao lado do francês Patrick Tambay, mas ambos não fizeram boa campanha, com apenas 1 pódio do piloto inglês no Grande Prêmio da França. Ao longo da temporada, Hunt foi perdendo motivação, devido também ao consumo de bebidas e drogas, além da morte de seu amigo Ronnie Peterson na largada em Monza, quando Hunt, Patrese e o piloto sueco chocaram-se e Peterson levou a pior, quando seu Lotus bateu contra o guard rail e pegou fogo. James Hunt tentou socorrer o colega, que veio a falecer no dia seguinte, em conseqüência das graves queimaduras. Substituído por John Watson na McLaren, Hunt ainda fez algumas corridas pela equipe Wolf, mas abandonou a Fórmula 1 quando não conseguiu classificação para o Grande Prêmio de Mônaco. Na década de 1980, passou por diversos problemas (negócios mal sucedidos, drogas, bebidas, depressão). Convidado pela emissora BBC de Londres, trabalhou como comentarista ao lado de Murray Walker, onde ficou até sua prematura morte, em junho de 1993.
Marca registrada de James Hunt: cigarro, bebida e mulheres

A carreira de James Hunt na Fórmula 1:
1973: March Ford, 8º lugar com 14 pontos;
1974: Hesketh Ford, 8º lugar com 15 pontos;
1975: Hesketh Ford, 4º lugar com 33 pontos;
1976: McLaren Ford, campeão com 69 pontos;
1977: McLaren Ford, 5º lugar com 40 pontos;
1978: McLaren Ford, 13º lugar com 8 pontos;
1979: Wolf Ford, nenhum ponto;


Nenhum comentário: