quinta-feira, 22 de maio de 2008

Piloto da Semana: Emerson Fittipaldi

Fonte: GP Total

Emerson Fittipaldi foi o primeiro piloto a trazer para o Brasil um título mundial da Fórmula 1. Conhecido por Emmo, foi campeão nos anos de 1972 e 1974, em uma época marcada por diversas disputas, insegurança na pista e carros mais difíceis de controlar, o brasileiro destacou-se logo no seu ano de estréia na categoria.

A estréia de Emerson na Fórmula 1 aconteceu no Grande Prêmio da Inglaterra de 1970, a bordo da Lotus, equipe que defendeu até 1973. Oitavo colocado na primeira corrida, somou seus primeiros pontos na categoria ao terminar em 4º lugar na Alemanha. Após o acidente que tirou a vida do austríaco Jochen Rindt, Emerson assumiu a posição de primeiro piloto na escuderia comandada na época por Colin Chapman, famoso por desenhar carros revolucionários. Foi também na temporada de estréia que o brasileiro venceu a primeira corrida, na etapa de encerramento, nos Estados Unidos, garantindo o título póstumo a Rindt.

Em 1971, a Lotus não apresentou os mesmos rendimentos do ano anterior, e Emerson conseguiu como melhor resultado um 2º lugar no Grande Prêmio da Áustria. O campeão da temporada foi o britânico Jackie Stewart, da Tyrrell, um dos melhores pilotos da época.

O ano de 1972 foi a melhor temporada de Emerson na Fórmula 1. Com 5 vitórias, 3 poles e 61 pontos, garantiu o seu primeiro título na categoria, tornando-se o primeiro piloto brasileiro a sagrar-se campeão. O campeonato foi bem mais disputado que no ano anterior. Além da Lotus, a Tyrrell, com Jackie Stewart e François Cevert, a McLaren, com Denny Hulme e Peter Revson, e a Ferrari, com Jacky Ickx, Clay Regazzonni e Mario Andretti, disputaram o título. A vitória no Grande Prêmio da Itália deu a Emerson o título com duas corridas de antecipação. O vice-campeonato ficou com Jackie Stewart, que venceu as duas últimas corridas.

Emerson Fittipaldi ganhou a companhia do sueco Ronnie Peterson na Lotus em 1973. A temporada começou com duas vitórias do campeão, na Argentina e no Brasil. A partir da terceira etapa, Jackie Stewart consegue descontar a diferença das duas primeiras corridas e faltando três etapas, tinha 24 pontos de vantagem sobre Emerson. No Grande Prêmio da Itália, os dois Lotus dominaram a corrida, com Peterson na frente. Colin Chapman prometeu avisar seus pilotos para trocarem de posição durante a prova, mas esse aviso não veio e ambos mantiveram suas posições. A partir desta corrida, Emerson decidiu deixar a Lotus. Em sua temporada de despedida na Fórmula 1, Jackie Stewart sagrou-se campeão pela terceira vez. Outra baixa na categoria foi a morte do promissor francês François Cevert, que perdeu a vida nos treinos para o Grande Prêmio dos Estados Unidos.

Foto tirada no Flickr por: glennolives

De equipe nova, Emerson começou mal a temporada de 1974, na Argentina, quando sem querer, desligou seu carro e abandonou a corrida. No Brasil, nova vitória, dando confiança ao torcedor brasileiro. Com mais duas vitórias ao longo do ano, Emerson chegou a última etapa, disputando contra o suíço Clay Regazzoni, da Ferrari, e Jody Scheckter, da Tyrrell, o título da temporada. Com os abandonos de Regazzoni e Scheckter, Emerson conquistou o título com o 4º lugar.

Em 1975, Emerson Fittipaldi terminou o ano com o vice campeonato, perdendo o título para o austríaco Niki Lauda, da Ferrari. As vitórias na Argentina e na Inglaterra foram as duas últimas de Emerson na Fórmula 1, que depois de dois anos na McLaren, foi para a equipe Copersucar, comandada pelo seu irmão Wilson Fittipaldi Junior, pai de Christian Fittipaldi.

Foto tirada no Flickr por: antsphoto

No ano de 1977, a equipe Copersucar passou a chamar-se Fittipaldi e ganhou as cores amarela em seus bólidos. Emerson começou bem a temporada, mas não conseguiu repetir os resultados ao longo do ano. O título da temporada ficou com o austríaco Niki Lauda, que ganhou com duas corridas de antecipação, mesmo sendo demitido da Ferrari, dando lugar ao canadense Gilles Villeneuve.

A temporada de 1978 foi a melhor para a equipe Fittipaldi na Fórmula 1. No Grande Prêmio do Brasil, o primeiro disputado no circuito de Jacarepaguá, Emerson conseguiu o melhor resultado para sua equipe, terminando a corrida em 2º lugar. O campeonato marcou também o último título para a Lotus na categoria, com o norte-americano Mario Andretti, e a trágica morte de Ronnie Peterson, na largada do Grande Prêmio da Itália, quando o piloto sueco envolveu-se em um incidente com James Hunt e Riccardo Patrese, batendo no guard-rail e explodindo o tanque de combustível de seu carro. Apesar da ajuda de diversos pilotos, Peterson morreu no dia seguinte em conseqüência das graves queimaduras.

Foto tirada no Flickr por: Photomechanica

Depois de um bom desempenho em 1978, a equipe Fittipaldi teve seu pior desempenho em 1979. A equipe conseguiu apenas um 6º lugar com Emerson no Grande Prêmio da Argentina, etapa de abertura. A temporada foi dominada pelos pilotos da Ferrari, vencido pelo sul-africano Jody Scheckter, com Gilles Villeneuve terminando com o vice campeonato.

A chegada do futuro campeão Keke Rosberg à equipe Fittipaldi em 1980 deu novo gás a equipe brasileira. Com dois pódios, um com o finlandês Rosberg na Argentina, etapa de abertura, e com Emerson nos Estados Unidos, em Long Beach, foram os últimos pódios da equipe de Wilson Fittipaldi na categoria. Com o 6º lugar no Grande Prêmio de Mônaco, Emerson somou seus últimos pontos na Fórmula 1, terminando o ano com 5 pontos, e despedindo-se no final do ano. O título da temporada ficou com o australiano Alan Jones, que superou o brasileiro Nelson Piquet nas últimas corridas. Outro destaque foi a estréia de Alain Prost na categoria, pela equipe McLaren.

A carreira de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1:
1970: Lotus Ford, 10º lugar com 12 pontos;
1971: Lotus Ford, 6º lugar com 16 pontos;
1972: Lotus Ford, campeão com 61 pontos;
1973: Lotus Ford, vice-campeão com 55 pontos;
1974: McLaren Ford, campeão com 55 pontos;
1975: McLaren Ford, vice-campeão com 45 pontos;
1976: Copersucar Ford, 16º lugar com 3 pontos;
1977: Fittipaldi Ford, 12º lugar com 11 pontos;
1978: Fittipaldi Ford, 9º lugar com 17 pontos;
1979: Fittipaldi Ford, 21º lugar com 1 ponto;
1980: Fittipaldi Ford, 15º lugar com 5 pontos;

Nenhum comentário: