quinta-feira, 8 de maio de 2008

Piloto da Semana: Gilles Villeneuve

Fontes:
Lancenet - Fórmula 1: Especial Gilles VilleneuveFórmula 1 - Site Oficial4mula1
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oje faz 26 anos que Gilles Villeneuve morreu após acidente nos treinos para o Grande Prêmio da Bélgica de 1982, quando na última tentativa de melhorar sua colocação no grid, bateu na treseira da March do alemão Jochen Mass, que retornava para os boxes. O piloto canadense ficou famoso no mundo da Fórmula 1 muito mais por suas manobras e sua garra, um piloto que tentava as ultrapassagens mais difíceis, gostava de desafios e andava sempre no limite extremo.

Campeão da Fórmula Atlantic em 1976 e 1977, Gilles estreou na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Inglaterra em 1977, com um terceiro carro da McLaren, ao lado dos titulares James Hunt e Jochen Mass. A atuação do piloto canadense rendeu um convite da Ferrari, onde disputou as duas últimas corridas do ano, substituindo o campeão da temporada, o austríaco Niki Lauda, que fora demitido. Já na sua temporada de estréia, envolveu em um acidente com o sueco Ronnie Peterson no Japão, que corria pela Tyrrell. O incidente matou dois espectadores, que assistiam à prova em local proibido.

Em 1978, Gilles disputou sua primeira temporada completa na categoria, quando conseguiu também seus primeiros pontos e venceu o Grande Prêmio do Canadá, disputado pela primeira vez em Montreal, sob forte chuva, onde aproveitou-se da quebra da Lotus de Jean-Pierre Jarier, que liderava a corrida. Apesar disso, Villeneuve envolveu-se em diversos incidentes nas primeiras corridas. No Brasil, tocou-se com Ronnie Peterson, que voltou à Lotus, tirando o sueco da prova. Em Long Beach, nos Estados Unidos, bateu com Clay Regazzoni e foi parar na proteção de pneus quando liderava a corrida. Marcou seus primeiros pontos na Fórmula 1 apenas na sexta etapa, quando terminou o Grande Prêmio da Bélgica em 4º lugar. Em Monza, na Itália, corrida que ficou marcada pela morte de Ronnie Peterson, Villeneuve chegou em 2º lugar, mas tanto ele, como Mario Andretti, o vencedor da corrida, tiveram 1 minuto acrescentado no tempo final de corrida, assim, Andretti caiu para 6º e Gilles para 7º. Na última etapa do ano, Gilles chegou a primeira vitória, diante de sua torcida. Após ultrapassar Jody Scheckter, Villeneuve ainda contou com a quebra de Jarier, que substituiu Peterson nas corridas finais, para vencer a corrida.

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Batida entre Gilles Villeneuve e Clay Regazzoni em Long Beach:

A temporada de 1979 foi a melhor para Gilles Villeneuve na catogoria, sagrando-se vice-campeão. O título ficou com o sul-africano Jody Scheckter, que foi para a Ferrari no início do mesmo ano. Gilles conquistou 3 vitórias, 1 na África do Sul e 2 nos Estados Unidos. Villeneuve protagonizou dois lances espetaculares durante o ano, quando na França teve uma disputa intensa contra René Arnoux, da Renault, nas últimas voltas da corrida, e, na Holanda, quando era líder e teve um pneu estourado, saiu da pista, voltou, mas teve que desistir com a suspensão danificada. Na Itália, aceitou acompanhar seu companheiro de equipe, já que o comandador Enzo Ferrari prometeu dar prioridade ao canadense no futuro. Assim, Scheckter ganhou a prova e ficou com o título do campeonato.

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Duelo entre Gilles Villeneuve e René Arnoux no GP da França:

Em 1980, a temporada começava cheia de esperanças para a Ferrari, mas a equipe de Maranello resolveu apostar numa evolução do carro campeão no ano anterior, e se deu mal. O time italiano teve seu pior desempenho na Fórmula 1, marcando 6 pontos com Villeneuve e 2 com Scheckter, e terminando o mundial de construtores apenas na 10ª colocação, com 8 pontos. Mas Villeneuve, em Mônaco, fez uma bela ultrapassagem sobre o francês René Arnoux, que errou uma marcha e perdeu posição também para o brasileiro Emerson Fittipaldi. No Canadá, terminou a corrida em 5º lugar, mesmo com os diversos problemas enfrentados devido a instabilidade de seu carro.

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Ultrapassagem de Gilles Villeneuve sobre René Arnoux no GP de Mônaco:

Com motores turbo, a Ferrari esperava voltar aos dias de glória. Jody Scheckter deixou a categoria no final de 1980, cedendo sua vaga ao francês Didier Pironi. O campeonato de 1981 foi bastante equilibrado, com 6 carros e 7 pilotos vencendo corridas. Villeneuve conseguiu duas vitórias seguidas, em Mônaco e na Espanha. Em solo espanhol, Gilles venceu em grande estilo, onde diferença do vencedor para o quinto colocado foi menos de 2 segundos. Nas voltas finais, Villeneuve segurou a Ligier de Jacques Laffite, a McLaren de John Watson, a Williams de Carlos Reutmann e a Lotus de Elio de Angelis. Mas foi novamente no Canadá, que Gilles deu novo show. Em corrida disputada sob chuva, o piloto canadense teve sua asa dianteira danificada e durante duas voltas, manteve o mesmo ritmo, com o bico dianteiro cobrindo sua visão, e, quando a asa soltou-se no grampo, Villeneuve conseguiu manter sua Ferrari na pista, terminando a corrida na 3ª colocação.

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Vitória de Gilles Villeneuve na Espanha:

Gilles Villeneuve consegue manter o carro na pista mesmo com a asa dianteira danificada no Canadá:

Para 1982, a Ferrari construiu um carro competitivo, e Gilles era um dos favoritos ao título. Mas para a escuderia italiana foi ano trágico. Depois de abandonar nas duas primeiras etapas do ano, Villeneuve foi desclassificado em Long Beach, onde foi 3º colocado, já que a asa traseira de sua Ferrari estava fora do regulamento. Isso gerou uma grande briga política no circo da Fórmula 1, gerando um boicote por parte dos times ingleses, exceto a Tyrrell, no Grande Prêmio de San Marino. Assim, sobrou apenas Renault e Ferrari entre as equipes mais competitivas. Alain Prost e René Arnoux desistiram com problemas no motor, deixando a disputa entre Didier Pironi e Gilles Villeneuve. O canadense liderava a corrida, quando Pironi passou seu companheiro de equipe na última volta, descumprindo as ordens do time italiano. Irritado, Villeneuve jurou que nunca mais falaria com Pironi, um de seus melhores amigos então. Começaram a surgir rumores sobre uma transferência de Gilles para a Williams no ano seguinte. Mas na corrida seguinte, veio a tragédia. Villeneuve, 8º colocado nos treinos, buscava superar seu novo desafeto, e na última tentativa, tocou na March de Jochen Mass, batendo contra o guard-rail e girando no ar, lançando o canadense preso ao banco. Apesar da ajuda do próprio Jochen Mass e da equipe médica, Gilles faleceu em razão das lesões internas. Para o lugar de Villeneuve, a Ferrari chamou Patrick Tambay, que ficou até o fim de 1983 na equipe. Didier Pironi caminhava livre para o título, quando na Alemanha, chocou-se contra a Renault de Alain Prost e teve uma batida semelhante a de Gilles. Pironi teve que abandonar a Fórmula 1 e faleceu em 1987, quando disputava corridas de lancha e acabou atropelado após uma queda. Semanas depois, sua esposa teve dois filhos gêmeos, e chamou-os de Didier e Gilles, em homenagem aos ex-pilotos da Ferrari.

Vídeos:

Voltas Finais do GP de San Marino:

Acidente fatal de Gilles Villeneuve:

Jacques Villeneuve, irmão de Gilles, competiu pela categoria entre os anos de 1981 e 1983, mas nunca conseguiu classificar para um Grande Prêmio. Nos Estados Unidos, Jacques conseguiu apenas 1 vitória.

Já seu filho, também Jacques Villeneuve, foi campeão e vencedor das 500 milhas de Indianápolis em 1995, e correu na Fórmula 1 entre 1996 e 2006, sagrando-se campeão em 1997, pela equipe Williams. Após o título, Jacques obteve resultados pouco expressivos, e, em 2006, foi substituído pelo polonês Robert Kubica na BMW na metade da temporada de 2006.

Com as morte de Gilles Villeneuve e o acidente de Pironi, franceses e ferraristas viram o campeonato de 1982 ser ganho pelo finlandês Keke Rosberg. A torcida francesa teve que esperar mais 3 anos para ver um piloto de seu país campeão do mundo, com Alain Prost, a bordo da McLaren em 1985. Já os torcedores da Ferrari, tiveram que esperar mais 18 anos para ver seus carros campeões. O alemão Michael Schumacher superou o finlandês Mika Hakkinen, da McLaren, e sagrou-se campeão, encerrando um jejum de 21 anos para o time italiano.

Foto: NINO Flickr

A carreira de Gilles Villeneuve na Fórmula 1:
1977: McLaren Ford e Ferrari, nenhum ponto;
1978: Ferrari, 9º lugar com 17 pontos;
1979: Ferrari, vice-campeão com 47 pontos;
1980: Ferrari, 14º lugar com 6 pontos;
1981: Ferrari, 7º lugar com 25 pontos;
1982: Ferrari, 15º lugar com 6 pontos;

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