domingo, 25 de maio de 2008

Lewis Hamilton vence o Grande Prêmio de Mônaco

A quarta parte dessa reportagem é sobre a corrida realizada neste domingo, vencida pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren.



Com a vitória em Mônaco, Lewis Hamilton assumiu a liderança no campeonato
Foto tirada no Flickr por: mmarote

Disputada sob chuva no início, foi a corrida mais emocionantes da temporada. Kimi Raikkonen teve que passar pelos boxes por trocar os pneus depois do tempo permitido, caindo para a 4ª colocação, e ainda bateu e quebrou a asa dianteira, voltando para os boxes, voltando atrás de Adrian Sutil, da Force India. Fernando Alonso também teve diversos problemas, parando duas vezes por erros, a primeira, um pneu fura depois de tocar no guard rail, e na segunda, após ter a asa dianteira danificada em um toque com a BMW de Nick Heidfeld. Na frente, Robert Kubica seguia de perto Felipe Massa, quando o brasileiro escapou na primeira curva e perdeu a liderança para o polonês. Lewis Hamilton também teve que trocar um pneu furado após tocar no muro, mas adotou a estratégia que lhe garantiu a primeira vitória em Mônaco.

Adrian Sutil quase levou o limitado Force India aos pontos

O grande destaque da prova foi o alemão Adrian Sutil, que seguia firme, sem cometer erros, enquanto seus concorrentes envolviam-se em incidentes e batidas, parando nos boxes para trocar bicos e pneus furados. O piloto da Force India foi avançando até chegar à 4ª colocação. Mas sua corrida foi por terra quando Kimi Raikkonen perdeu o ponto de freada nas últimas voltas e acertou o carro de Sutil na saída do túnel. O finlandês ainda voltou para fazer a melhor volta e terminar a disputa na 9ª posição.

Outros pilotos que se destacaram foi o australiano Mark Webber, da Red Bull, que esteve competitivo durante toda a corrida, e, aproveitando-se do incidente de Raikkonen e Sutil, terminou em 4º lugar, enquanto seu companheiro de equipe, o escocês David Coulthard segue sem pontos na temporada, após bater com Sebastien Bourdais e abandonar a prova. Sebastian Vettel, da Toro Rosso, e Rubens Barrichello, da Honda, também aproveitaram-se dos incidentes e terminaram a disputa em 5º e em 6º, respectivamente. Ambos conseguiram seus primeiros pontos na temporada. Completando os pontos, Kazuki Nakajima, da Williams, foi o 7º, e Heikki Kovalainen, da McLaren, terminou a disputa na 8ª colocação, voltando aos pontos depois de 3 etapas.

Na disputa pela vitória, Felipe Massa foi o primeiro a fazer a para de rotina, voltando em 3º lugar. Robert Kubica ficou na pista o tempo suficiente para voltar a frente do brasileiro, enquanto Lewis Hamilton abria uma distância suficiente para manter a liderança quando parasse para trocar pneus. Assim, mesmo com a intervenção do safety car, que entrou na pista após a batida de Nico Rosberg na curva da piscina, Hamilton venceu a corrida dentro das duas horas, tempo máximo previsto.

Lewis Hamilton assume liderança no campeonato

Com a vitória, Lewis Hamilton assumiu a liderança do campeonato, com 38 pontos, contra 35 de Raikkonen, 34 de Massa e 32 de Kubica, da BMW.

Resultado Final:

Corrida:
1. Lewis Hamilton (McLaren Mercedes)
2. Roberto Kubica (BMW)
3. Felipe Massa (Ferrari)
4. Mark Webber (Red Bull Renault)
5. Sebastian Vettel (Toro Rosso Ferrari)
6. Rubens Barrichello (Honda)
7. Kazuki Nakajima (Williams Toyota)
8. Heikki Kovalainen (McLaren Mercedes)

Melhor Volta: Kimi Raikkonen (Ferrari)

Classificação:

Mundial de Pilotos:
1. Lewis Hamilton, 38 pontos
2. Kimi Raikkonen, 35 pontos
3. Felipe Massa, 34 pontos
4. Robert Kubica, 32 pontos
5. Nick Heidfeld, 20 pontos
6. Heikki Kovalainen, 15 pontos
7. Mark Webber, 15 pontos
8. Jarno Trulli, 9 pontos
9. Fernando Alonso, 9 pontos
10. Nico Rosberg, 8 pontos
11. Kazuki Nakajima, 7 pontos
12. Sebastian Vettel, 4 pontos
13. Jenson Button, 3 pontos
14. Rubens Barrichello, 3 pontos
15. Sebastien Bourdais, 2 pontos

Mundial de Contrutores:
1. Ferrari, 69 pontos
2. McLaren Mercedes, 53 pontos
3. BMW, 52 pontos
4. Williams Toyota, 15 pontos
5. Red Bull Renault, 15 pontos
6. Toyota, 9 pontos
7. Renault, 9 pontos
8. Toro Rosso Ferrari, 6 pontos
9. Honda, 6 pontos

Nenhum comentário: